Comece o ano no azul: 6 dicas para entrar no ano novo sem dívidas

Porquinho de dinheiro ao lado de monte de moedas que aumentam em fileira

É comum a criação de novas metas em todo início de ano, principalmente aquelas relacionadas aos hábitos financeiros, como colocar as contas em dia. Entretanto, algumas ações podem fazer com que o seu 2024 se inicie no azul.

O incômodo com as dívidas tira o sono de qualquer um, mas, infelizmente, é comum planejar metas todos os anos para eliminá-las de vez. Quando não são cumpridas, surge aquela sensação de fracasso. Em 2024, contudo, pode ser diferente a partir de pequenas ações nesses primeiros meses.

Neste conteúdo, você entenderá os motivos para que comece o ano no azul e como colocar os seus objetivos financeiros em prática. Acompanhe!

Comece o ano no azul com essas 6 dicas

Confira algumas dicas para você começar o ano com as contas em dia.

1 – Analise o seu orçamento

O primeiro passo é analisar com cuidado o seu orçamento. Muitas pessoas sentem medo de encarar a sua situação financeira, o que prejudica ainda mais na hora de encontrar as melhores soluções para resolvê-la.

Por isso, escolha a ferramenta que mais combina com você, uma planilha ou um caderno, por exemplo, e anote todos os ganhos e os gastos. Dessa forma, terá clareza do que está fazendo com o seu dinheiro e, consequentemente, mais controle sobre ele. Além disso, é uma forma de direcioná-lo para quitar as suas dívidas e, ainda, evitar novas.

2 – Liste todas as suas dívidas

O segundo passo para que você comece o ano no azul é listar todas as suas dívidas, inclusive aquelas que já estão sendo pagas. Portanto, o levantamento deve incluir os débitos do cartão de crédito, cheque especial, empréstimos, pessoas físicas, entre outros. Além disso, mesmo que considere um valor baixo, ele faz diferença no final, portanto, não o deixe de fora.

Em seguida, comece uma classificação de cada uma delas, tais como:

  • débitos em aberto;
  • dívidas com juros mais altos;
  • aquelas que já estão sendo pagas;
  • débitos com bancos;
  • dívidas com pessoas físicas, como familiar ou vizinho;
  • contas que envolvam os seus bens, como casa e automóvel.

3 – Elimine as despesas

Para começar o ano com as contas em dia, é necessário analisar todo o levantamento das dívidas e o seu orçamento. Dessa forma, saberá quais são as despesas que podem ser eliminadas ou reduzidas para direcionar aquele valor para o pagamento dos débitos.

Os primeiros cortes devem ser os gastos supérfluos, ou seja, aqueles que não são considerados necessidades, como muitas assinaturas de streaming e plano de celular caro. Em seguida, analise todas as outras despesas e veja quais delas são possíveis reduzir.

4 – Não faça novas dívidas

Não adianta você começar 2024 com as contas em dia, mas finalizá-lo cheio de novas dívidas. Por isso, é necessário planejamento para não criar débitos durante o ano.

As compras parceladas, por exemplo, tornam-se uma bola de neve. Organize-se para adquirir o que desejar com pagamento à vista. Evite empréstimos, seja com o banco ou pessoas conhecidas. Analise com cautela tudo o que quer e entenda se é necessário. Lembre-se que para cumprir objetivos é preciso abrir mão de algumas coisas.

5 – Procure por uma renda extra

A renda extra ajudará você a eliminar as suas dívidas e a deixar as contas em dia. Pesquise por atividades que não atrapalhem o seu trabalho fixo. Vale lembrar que esse dinheiro é para os seus débitos e o objetivo é organizar o seu financeiro.

Vale lembrar que muitas ideias para fazer um dinheiro extra pode ser por meio da internet. Dessa forma, você aproveita o seu tempo livre para a realização das tarefas. Com a pesquisa remunerada, por exemplo, basta escolher uma plataforma de confiança, fazer o seu cadastro, começar a responder e ganhar por cada pesquisa concluída.

6 – Mude os hábitos

A última dica é fundamental para que você comece o ano no azul, a mudança de hábito. Por isso, entenda os pontos que fizeram com que chegasse ao endividamento, além dos motivos para cada um dos débitos.

Muitas vezes, é comum que as dívidas sejam feitas por necessidade, ou ao menos é isso que pensamos. Ao analisar todas elas, perceberá que várias seriam evitadas se tivesse aguardado um pouco mais. As compras por impulso, empréstimos que não precisava ou saídas que gastou demais, são alguns exemplos.

Portanto, avalie todos os pontos, entenda a sua situação atual e decida se deseja passar por tudo isso de novo. Dessa forma, ficará mais fácil não repetir esses hábitos.

Os 4 motivos para sair das dívidas

Agora, descubra 4 motivos para você começar o ano de 2024 já com as contas em dia.

1. Bom score de crédito

A conquista de muitos sonhos depende de um bom financiamento, como a compra da casa própria ou de um carro. Para isso, é fundamental ter um bom score de crédito. Dessa forma, aumentam as chances de conquistar recursos com o banco.

Outro ponto é pensar nas emergências. Mesmo que o seu objetivo não seja contratar nenhum tipo de empréstimo ou financiamento, os imprevistos não avisam quando surgirão e, caso seja necessário solicitar ao banco um determinado valor, com o score de crédito alto, as suas chances aumentam.

2. Melhores condições de crédito

Começar o ano com as contas em dia e manter o seu nome longe do SPC e Serasa melhoram as condições de crédito disponibilizadas pelas instituições bancárias. Na realização de um empréstimo, por exemplo, você consegue taxas de juros menores e prazo maior para pagamento.

As instituições bancárias oferecem essas condições para pessoas que possuem um bom histórico como pagadoras. Dessa forma, caso precise solicitar um empréstimo, já sabe que as ofertas serão melhores.

3. Viver sem muitas preocupações

As preocupações sempre aparecem e aquelas relacionadas ao dinheiro são muito comuns. Além disso, muitas vezes, elas estão ligadas a problemas sérios, como a ansiedade e o estresse. Por isso, pagar todas as dívidas e manter o seu nome limpo é cuidar de você e da sua saúde.

4. Construir um reserva de emergência

Quando eliminar de vez as dívidas, você terá dinheiro o suficiente para começar uma reserva de emergência. Ela é fundamental para solucionar problemas inesperados envolvendo questões financeiras, como um problema de saúde ou conserto de algum eletrodoméstico. Dessa forma, evita até a contratação de um empréstimo, já que terá dinheiro para suprir aquela necessidade.

Outro ponto para manter as contas em dia e começar a poupar dinheiro é em caso de demissão ou redução da renda. Você cria a reserva de emergência e o valor cobre os custos por alguns meses.

Quer saber como o Falaí ajuda você para que comece o ano no azul? A cada pesquisa finalizada, você recebe um valor e pode transferi-lo para a sua conta pessoal via Pix. Acesse o site e faça já o seu cadastro!

Scroll to top