Pesquisa remunerada: o que é, como funciona e por que participar

Desenho de garota no sofá com o notebook no colo lendo sobre pesquisa remunerada

Existem diferentes formas de complementar a renda — e, talvez, você esteja procurando uma delas. Agora, você já considerou ganhar dinheiro ao dar sua opinião? É o que se consegue com a pesquisa remunerada.

Esse é um método que vem ajudando muita gente a organizar o orçamento, a conquistar seus sonhos e a comprar o que é mais urgente. Tudo isso sem sair de casa e sem gastar muito tempo.

Ainda assim, é normal haver questionamentos. Afinal, por que uma empresa usaria essa opção? Neste post, explicaremos como esses questionários funcionam, de que forma você pode ganhar dinheiro e como entrar nesse ramo. Vamos lá?

O que é pesquisa remunerada?

A pesquisa remunerada é um levantamento de opinião feito com pessoas que se encaixam nos requisitos de perfil exigidos pela empresa. Assim, a fabricante de um produto ou a prestadora de um serviço obtém feedback de seus clientes e identifica potenciais melhorias. Em troca, quem responde recebe dinheiro.

Devido ao grande número de pessoas que buscam formas de complementação da renda, as pesquisas remuneradas vêm crescendo na internet. Muito porque 60% dos brasileiros que trabalham formalmente têm uma renda extra.

Outro motivo é que essas pesquisas não exigem escolaridade mínima ou requisitos complexos. Ou seja, qualquer pessoa pode preencher o formulário, caso tenha as características buscadas. Essa opção está tão em alta que existem várias alternativas na internet. Por isso, é fundamental contar com uma empresa confiável.

Por que as empresas fazem pesquisas?

Para as empresas,  as pesquisas ajudam a verificar dois principais aspectos:

  • nível de atendimento e satisfação do cliente;
  • coletar informações que ajudam a estruturar os produtos ou serviços e alinhar às expectativas do público-alvo.

Portanto, é uma forma de melhorar a experiência do usuário. Afinal, a empresa entende as necessidades de seus clientes para aumentar seu nível de satisfação. Ao mesmo tempo, é uma vantagem para você, que ganha dinheiro respondendo a essas pesquisas.

Como a pesquisa remunerada funciona?

Normalmente, a pesquisa remunerada exige que você faça um cadastro no site que oferece esse serviço. No entanto, as formas de responder mudam de uma plataforma para outra.

Por exemplo, algumas são realizadas no próprio site. 

Enquanto isso, outras são enviadas por e-mail. De toda forma, o objetivo é sempre analisar uma parcela específica de consumidores, que representam o público-alvo da empresa que fornece o produto ou o serviço.

Perceba que as suas respostas sempre devem ser verdadeiras. Afinal, o objetivo não é agradar a marca, mas sim especificar os pontos positivos e negativos de cada um dos itens avaliados. Nesse momento, você deve estar pensando: “o que eu ganho?”. Bom, existem dois tipos de recompensa:

  • dinheiro: o valor por pesquisa vai sendo acumulado em uma conta virtual e é sacado por você, quando os requisitos exigidos pela empresa forem atingidos;
  • presentes: os objetos ou os vale-compras são recebidos diretamente na sua casa. Por isso, é importante ter o seu endereço atualizado.

Não existe resposta certa sobre o que compensa mais. No entanto, receber em dinheiro tende a ser mais atrativo. Isso porque você usa a quantia para o que realmente precisa. Por exemplo, compra de comida, pagamento de contas, formação de uma reserva de emergência, etc.

Essa informação já está disponível no momento que você faz o cadastro. Por isso, vale a pena atentar a esse detalhe. Além disso, a forma de acúmulo também pode ser de duas formas:

  • dinheiro: cada pesquisa respondida vale uma quantia e isso vai sendo acumulado. Por exemplo, o formulário equivale a R$ 1. Assim que você alcançar o montante mínimo exigido pela plataforma — por exemplo, R$ 30 —, pode resgatar o valor;
  • pontuação: cada formulário respondido vale uma quantidade de pontos. Por exemplo, 100 pontos. Ao alcançar a quantidade mínima, você pode fazer o resgate em dinheiro ou em presentes.

De qualquer forma, o seu cadastro e o preenchimento das pesquisas são gratuitos. Além disso, você pode acumular pontos ou dinheiro com mais rapidez, quando o tema da pesquisa for complexo.

Em relação aos temas explorados, eles são bastante variados. Por exemplo,, operadora de celular utilizada, produtos de consumo, hábitos de compra no supermercado, etc. Para qualquer um desses assuntos, você receberá um convite para participar da pesquisa, se ela corresponder ao seu perfil.

Por isso, não existe uma garantia de valor mínimo que receberá por mês. Tudo depende do que as empresas precisam e quantas vezes o seu perfil se encaixa no público-alvo. Ainda assim, é uma boa oportunidade para conseguir uma renda extra.

Quais as vantagens de participar de pesquisas remuneradas?

Existem vários motivos que justificam a participação nesse tipo de iniciativa. Veja algumas vantagens para as suas finanças e a conquista de objetivos.

Maior saúde financeira

Quando você tem uma renda extra, suas finanças melhoram. Afinal, fica mais fácil começar a guardar dinheiro e formar aquela reserva de emergência tão necessária e indicada por especialistas.

Possibilidade de retorno rápido

Ao preencher o seu perfil no site de pesquisa remunerada, você já pode começar a ganhar. Tudo depende do seu perfil e daquele que está sendo procurado. Se eles forem equivalentes, será possível acumular valor ou pontos com rapidez.

Ou seja, você não precisa fazer nada para começar a responder as pesquisas. Há opções para todos os gostos e perfis. Assim, o retorno pode ser bastante rápido.

Melhor distribuição da renda disponível

Com esse dinheiro extra, você pode definir de que forma vai aplicá-lo. Por exemplo, pode guardar para alcançar um objetivo ou utilizá-lo para pagar dívidas e fazer compras menores, mas que fazem a diferença no seu orçamento.

Auxílio na realização de metas pessoais

Você pode conquistar vários objetivos com essa grana a mais no seu orçamento. Quer fazer uma viagem ou pagar as dívidas? O dinheiro a mais ajuda a quitar os débitos em aberto ou adiantar os parcelamentos para deixar o orçamento mais folgado. 

A pesquisa remunerada ajuda desde pequenas compras até complementar o investimento para planos maiores. Só falta escolher uma empresa confiável para fazer parceria.

Como é a pesquisa remunerada do Falaí?

O Falaí é uma comunidade online que oferece pesquisas remuneradas. O cadastro é gratuito e rápido. Além disso, seus dados ficam protegidos e em segurança.

E o melhor de tudo: você recebe em dinheiro. Assim, pode fazer o que quiser com a quantia que ganhar com a pesquisa remunerada que responder. Sem contar que ajudará empresas de todo o Brasil e da América Latina a melhorarem seus produtos e serviços. Então, que tal começar? Acesse o site do Falaí, conheça nosso método de atuação e faça o seu cadastro gratuito!

Scroll to top