18 maneiras de economizar dinheiro no dia a dia

Mão colocando moeda dourada num cofrinho rosa

Ter controle sobre as finanças pessoais é um desafio constante para muitos brasileiros. No entanto, com alguns hábitos simples e um bom planejamento financeiro, é possível encontrar maneiras de economizar dinheiro e diminuir as despesas mensais.

Além disso, adotar hábitos de consumo consciente ajuda a reduzir custos, como evitar o desperdício de alimentos, energia elétrica e água. Pequenas atitudes, como apagar as luzes ao sair de um cômodo ou evitar banhos longos, fazem diferença no uso de recursos e no valor das contas no fim do mês. 

Quer saber como diminuir despesas mensais de forma eficiente? Listamos neste conteúdo 18 dicas e estratégias simples para controlar suas finanças pessoais. Continue a leitura e aprenda a economizar dinheiro no dia a dia! 

1. Crie um orçamento mensal e siga-o 

Você sabe como economizar dinheiro ganhando pouco? Independentemente da sua renda, criar um orçamento mensal é uma das melhores maneiras de controlar suas finanças pessoais. Comece anotando todas as suas receitas e despesas em uma planilha ou em um aplicativo. 

A partir daí, estabeleça um limite de gastos para cada categoria e siga-o rigorosamente. Evite gastar mais do que o previsto em cada uma. Isso permitirá que você economize dinheiro e tenha um melhor controle sobre suas finanças. 

2. Busque cupons de desconto 

Quem não ama um desconto? Utilizar cupons é uma ótima forma de economizar nas compras do dia a dia e uma das dicas indispensáveis para quem deseja poupar dinheiro

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Eu Amo Cupons — startup que oferece cupons de desconto em mais de mil lojas virtuais —, os consumidores podem economizar até R$ 100 por compra ao utilizar cupons. 

O mais legal é que existem várias categorias de cupom para aproveitar, como os de primeira compra, indicação, sazonais, frete grátis e muito mais. 

Para encontrá-los, basta acessar sites especializados em fazer pesquisas e que contem com uma curadoria de cupons de diferentes lojas, conforme o mês ou a disponibilidade dos vouchers.  

Imagem de uma mulher segurando um cupom de desconto.
É possível encontrar cupons para utilizar em lojas físicas e onlines.

3. Faça lista de compras 

Fazer uma lista de compras antes de ir ao supermercado, seja anotando no papel ou no bloco de notas do celular, pode ajudar a evitar consumos por impulso, controlando melhor os gastos. 

Com uma lista, você se concentra nos produtos que realmente precisa e evita gastar dinheiro em coisas desnecessárias. 

4. Pesquise antes de comprar 

Antes de comprar qualquer coisa, pesquise os preços em diferentes lojas. Comparar preços ajuda a encontrar as melhores ofertas e economizar. Além disso, considere comprar produtos usados ou recondicionados em vez de novos. 

É fato que alguns estabelecimentos vendem os mesmos produtos por preços distintos. Mas você tem o costume de comparar valores? Se a resposta for não, essa é a primeira dica para poupar dinheiro. São poucos reais que, acumulados, podem fazer uma grande diferença no final do mês. 

Existem ferramentas que fazem esse trabalho por você. Por exemplo, o Zoom realiza um levantamento do preço de um mesmo item em diferentes lojas, apontando aquelas que têm o valor mais baixo. O site Buscapé é outra opção de comparação de preços, e o melhor dessas ferramentas é que elas são gratuitas! 

5. Adote hábitos de consumo consciente 

A melhor maneira de fazer isso é evitar o desperdício de alimentos, energia elétrica e água. Ao evitar o desperdício de alimentos, é possível economizar dinheiro ao não precisar comprar mais comida do que o necessário, além de gerar menos lixo. 

Além disso, desligar os aparelhos eletrônicos quando não estão em uso e tomar banhos mais curtos reduzem o consumo de energia elétrica e água, gerando economia na conta no final do mês. 

6. Participe de clubes de fidelidade 

Para estabelecimentos que você visita com frequência, como mercados e farmácias, ou mesmo por meio dos cartões de crédito, existem os chamados clubes de fidelidade. Eles são um incentivo para que o relacionamento do cliente com a empresa seja mais frequente. 

Os tipos mais comuns são: 

  • cartões fidelidade, em que ao completar um número preestabelecido de compras, o cliente recebe a recompensa; 
  • programas de cashback, nos quais o consumidor terá uma porcentagem do valor toda vez que efetuar uma compra; 
  • programas de pontos, mais comum em cartões de crédito, em que cada real gasto equivale a um ponto. No final, é possível trocar por milhas, produtos e mais. 

7. Recorra aos produtos seminovos 

Para quem precisa realizar reparos em casa, existe sempre a opção dos seminovos. Isso porque, no acumulado de 12 meses, entre março de 2021 e de 2022, houve uma alta de mais de 20% no preço dos eletrodomésticos, segundo dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)

Assim, se você der uma boa garimpada, é possível encontrar móveis e eletrodomésticos em perfeito estado e pagar menos por eles.  

Na loja de móveis e acessórios decorativos Mobly, por exemplo, existe uma opção para comprar produtos usados por preços mais baixos. Há também outro site, o Enjoei, em que você acha de tudo um pouco: móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, roupas e muito mais! 

Imagem de móveis usados.
Investir em móveis usados é uma forma de economizar.

8. Manere no delivery 

Com a facilidade dos aplicativos de delivery, ficou quase irresistível não pedir um lanche quando bate a fome, não é mesmo? No entanto, esses pequenos valores diários somam um montante significativo no final do mês. 

Na pandemia, por exemplo, com as pessoas passando mais tempo em casa, os gastos com delivery somaram R$ 40,5 bilhões em 2021. Isso representa 24% a mais que o ano anterior, segundo estudo feito pela GS&NPD, em parceria com o Instituto FoodService Brasil. 

Para evitar a tentação do delivery quando a preguiça bater, a dica para poupar dinheiro é organizar as suas refeições em casa. Para isso, separe um horário no domingo para cozinhar em maior quantidade e fazer marmitas para os outros dias. Assim, você garante a comida para a semana toda e ainda economiza nas entregas. 

9. Prepare refeições em casa 

Se você passa muito tempo fora de casa, seja trabalhando ou estudando, preparar suas refeições e montar as famosas marmitinhas é uma das formas mais eficazes de economizar, pois evita os custos adicionais de refeições fora, como taxas de serviço e impostos.  

Além disso, permite um maior controle sobre a escolha dos ingredientes e a quantidade utilizada, reduzindo o desperdício. 

10. Aproveite compras em atacado 

Comprar itens em maior quantidade geralmente oferece um preço unitário menor. especialmente em produtos não perecíveis. Essa prática ajuda a economizar a longo prazo, além de reduzir a frequência de idas ao mercado — e a tentação de comprar além do necessário. 

11. Evite aquisições por impulso 

Planejar aquisições e evitar decisões impulsivas ajudam a controlar melhor o orçamento. Fazer uma lista antes de ir às lojas e limitar-se a ela é uma técnica eficaz para evitar gastos desnecessários. 

Já se você é fã de compras online, uma forma de fugir das notificações que chegam o tempo inteiro no celular ou no computador, na tentativa de induzir a compra, é desinstalar os apps e restringir as comunicações à caixa de entrada do seu e-mail, por exemplo. Assim, você não se distrai de outras tarefas e nem realiza compras impulsivas. 

12. Opte por produtos de marca própria em supermercados 

Algumas redes de supermercados costumam ter uma linha de produtos próprios que englobam desde itens de higienize pessoal e limpeza, mas também alimentos.  

Normalmente, eles costumam ter custo inferior aos de marcas famosas e, muitas vezes, qualidade similar ou até mesmo superior. Essa escolha pode resultar em economias significativas ao longo do mês. 

13. Revise regularmente assinaturas e serviços recorrentes 

Mês a mês, novos tipos de assinatura de serviços são lançados. Seja para ouvir música, assistir a filmes e séries, entre outras atividades. Sem refletir muito, acabamos assinando e, por conta da correria da rotina, não aproveitamos da maneira que deveríamos.  

Por isso, avaliar periodicamente suas assinaturas de serviços permite identificar aquelas que não são mais utilizadas ou que podem ser substituídas por opções mais baratas.  

Talvez, o valor total de um mês não faça tanta diferença. Mas em uma perspectiva macro, seja semestralmente ou anualmente, com certeza fará. Fica a dica! 

14. Reduza gastos com combustível 

Se você tem carro ou moto, sabe que os gastos com combustível são uma despesa considerável, especialmente quando são utilizados diariamente. 

Uma forma de economizar e diminuir a frequência de abastecimento é investir em práticas como compartilhar caronas, utilizar transporte público ou optar por bicicletas e caminhadas. Essas alternativas podem reduzir suas despesas e até mesmo colaborar com a sua saúde física e mental. 

Além disso, manter o veículo bem conservado também ajuda a melhorar o consumo. Portanto, realize manutenções preventivas sempre que possível! 

15. Compre em brechós 

O second hand está cada vez mais popular entre as pessoas, especialmente entre um público que busca formas consumir ao mesmo tempo que ameniza o impacto ambiental de algumas escolhas. 

Nesse sentido, uma alternativa é adquirir roupas, acessórios e até móveis em brechós. Essa é uma forma sustentável e econômica de renovar o guarda-roupa ou (re)decorar a casa.  

Sem falar que, em grande parte das vezes, os produtos podem ser encontrados em bom estado e por preços reduzidos. O importante é ter paciência na hora de garimpar! 

Imagem de um rapaz garimpando roupas em um brechó.
Precisando de roupas novas? Economize garimpando em brechós!

16. Utilize aplicativos de cashback 

Aplicativos que devolvem uma porcentagem do valor gasto em compras podem gerar economias significativas ao longo do tempo, especialmente se utilizados para compras frequentes ou de alto valor. 

17. Negocie preços ou condições de pagamento em lojas físicas 

Negociar descontos ou condições de pagamento mais vantajosas em lojas físicas pode resultar em preços menores ou parcelas sem juros, reduzindo o impacto financeiro de grandes compras. 

18. Planeje o uso de energia elétrica e água para reduzir as contas 

Apagar luzes desnecessárias, usar eletrodomésticos de forma consciente e consertar vazamentos podem diminuir significativamente os gastos com contas de água e energia elétrica, contribuindo para uma economia sustentável. 

Conheça o Falaí 

Gostou das dicas de como economizar dinheiro? Você também pode aprender a ganhar dinheiro online fazendo pesquisas. O Falaí é um site de pesquisa remunerada que permite aos usuários ganharem dinheiro ao compartilharem suas opiniões sobre diversos temas, sendo uma ótima oportunidade para quem busca formas de economizar dinheiro, mas também de ganhar uma grana a mais. 

Nossa plataforma conecta empresas que buscam feedback valioso com consumidores dispostos a participar de pesquisas online. É uma oportunidade prática para transformar seu tempo livre em uma fonte de renda extra

Quer saber mais sobre a comunidade do Falaí? Clique no banner abaixo e acesse nosso site agora mesmo! 

Scroll to top