Você já se deu conta de quanto dinheiro poderia ter economizado com as pequenas coisinhas que consome no dia a dia?
A ideia de dicas para poupar dinheiro pode parecer muito distante para algumas pessoas. Afinal, com a inflação nas alturas, o dinheiro mal dá para pagar as contas fixas. Quem dirá guardar, certo? Errado!
Neste artigo, ajudamos você nessa missão nada impossível de poupar dinheiro, mostrando que economizar pode ser uma tarefa mais simples do que pensa, com 5 dicas práticas. Vamos lá?
1. Criar o hábito da pesquisa de preço
É fato que alguns estabelecimentos vendem os mesmos produtos por preços distintos. Mas você tem o costume de comparar valores? Se a resposta for não, essa é a primeira dica para poupar dinheiro. São poucos reais que, acumulados, podem fazer uma grande diferença no final do mês.
Existem ferramentas que fazem esse trabalho por você. Por exemplo, o Zoom realiza um levantamento do preço de um mesmo item em diferentes lojas, apontando aquelas que têm o valor mais baixo. O site Buscapé é outra opção de comparação de preços, e o melhor dessas ferramentas é que elas são gratuitas!
2. Buscar por cupons de desconto
Quem não ama um desconto? Utilizar cupons de desconto são ótimas formas de economizar nas compras do dia a dia e uma das dicas para poupar dinheiro.
De acordo com uma pesquisa divulgada pela Eu Amo Cupons — startup que oferece cupons de desconto em mais de mil lojas virtuais — os consumidores podem economizar até R$ 100 por compra ao utilizar cupons.
Assim, existem várias categorias de cupom, como os de primeira compra, indicação, sazonais, em determinadas épocas do ano ou campanha específica, frete grátis e muito mais para aproveitar.
Para encontrá-los, basta acessar sites especializados em fazer pesquisas e que contem com uma curadoria de cupons de diferentes lojas, conforme o mês ou disponibilidade dos vouchers. A Eu Amo Cupons é um exemplo que faz essa categoria de busca.
3. Participar de clubes de fidelidade
Para estabelecimentos que você visita com frequência, como mercados e farmácias, ou mesmo por meio dos cartões de crédito, existem os chamados clubes de fidelidade. Eles são um incentivo para que o relacionamento do cliente com a empresa seja mais frequente.
Os tipos mais comuns são:
- cartões fidelidade, em que ao completar um número preestabelecido de compras, o cliente recebe a recompensa;
- programas de cashback, na qual o consumidor terá uma porcentagem do valor toda vez que você efetuar uma compra;
- programas de pontos, mais comum em cartões de crédito, onde cada real gasto equivale a um ponto. No final é possível trocar por milhas, produtos e mais.
4. Recorrer aos seminovos
Para quem precisa realizar reparos em casa, existe sempre a opção dos seminovos. Isso porque, no acumulado de 12 meses, entre março de 2021 e de 2022, houve uma alta de mais de 20% no preço dos eletrodomésticos, segundo dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Assim, se você der uma boa garimpada, é possível encontrar móveis e eletrodomésticos em perfeito estado e pagar menos por eles.
Na loja de móveis e acessórios decorativos Mobly, por exemplo, existe uma opção para comprar produtos usados por preços mais baixos. Há também outro site, o Enjoei, em que você acha tudo um pouco: móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, roupas e muito mais!
5. Maneirar no delivery
Com a facilidade dos aplicativos de delivery, ficou quase irresistível não pedir um lanche quando bate a fome, não é mesmo? No entanto, esses pequenos valores diários somam um montante significativo no final do mês.
Na pandemia, por exemplo, com as pessoas passando mais tempo em casa, os gastos com delivery somaram R$ 40,5 bilhões em 2021. Isso representa 24% a mais que o ano anterior, segundo estudo feito pela GS&NPD, em parceria com o Instituto FoodService Brasil.
Para evitar a tentação do delivery quando a preguiça bater, a última dica para poupar dinheiro é organizar as suas refeições em casa. Para isso, separe um horário no domingo para cozinhar em maior quantidade e fazer marmitas para os outros dias. Assim, você garante a comida para a semana toda e ainda economiza nas entregas.
Agora que você tem várias dicas para poupar dinheiro, pare e reflita: no seu dia a dia, quais hábitos podem ser mudados para economizar ainda mais?
Aproveite para compartilhar este artigo com seus amigos e familiares, para que todos possam conhecer essas dicas e colocá-las em prática!