É provável que você já tenha ouvido falar em trabalho freelancer. Esse modelo é aquele em que você não tem vínculo empregatício. Então, pode decidir o que fará e quando, desde que esteja combinado com o contratante, é claro.
Por isso, esse formato de trabalho vem sendo cada vez mais desejado pelos brasileiros. Tanto é que 15 milhões de pessoas já aderiram a esse modelo. Desse total, 64,8% disseram ter entrado nesse esquema profissional no prazo de apenas um ano, entre 2020 e o final de 2021.
Isso demonstra a importância dos freelancers atualmente. A questão é: por que alguém optaria por esse modelo de atuação? Há quem tome essa decisão para conseguir uma renda extra. Também tem pessoas que preferem levar esse estilo para toda a vida.
Independentemente da sua escolha, a verdade é que essa é uma boa ideia para quem pretende ter um dinheiro a mais. Então, que tal saber mais sobre o trabalho freelancer, suas vantagens e oportunidades?
O conceito de trabalho freelancer
O trabalho freelancer consiste no modelo de atuação autônomo. Ou seja, você trabalha por oportunidade, sem ter vínculo empregatício com empresas. Você apenas presta serviços e recebe a remuneração a cada entrega realizada — ou conforme o acordo feito com o contratante.
Esse formato de trabalho ganhou mais espaço com a internet. Afinal, muitos serviços podem ser prestados de forma online. Assim, uma gama de possibilidades surgiu, como digitadores, redatores, revisores, designers e programadores.
No entanto, atividades mais tradicionais também podem se tornar freelancer, viabilizadas com a ajuda da internet. Por exemplo, enfermeiros, cuidadores de idosos, babás, fotógrafos, agentes de viagem, economistas e mais.
5 principais vantagens do trabalho freelancer
As principais vantagens do trabalho freelancer são:
1. Potencial de renda maior
O profissional autônomo decide o que fará e define um valor para o serviço ou chega a um acordo com o contratante. Por isso, o potencial de remuneração é maior e a sua hora de trabalho também aumenta. Ou seja, a sua atuação é valorizada.
Aqui, é preciso destacar que não existe um valor fixo a receber, já que a sua renda dependerá da demanda. Então, é importante se programar financeiramente e ter alternativas para ganhar dinheiro, caso o freelancer seja sua remuneração principal. Além disso, contar com uma reserva de emergência faz toda a diferença.
2. Liberdade
O freelancer define qual caminho trilhará para sua carreira. Com isso, tem a chance de se especializar em determinado nicho.
A mesma regra vale para a definição de atividades a realizar. A definição é feita conforme as preferências pessoais. Da mesma forma, você decide quais clientes atenderá. Isso permite uma diversificação maior, ajudando a manter uma renda mais constante.
3. Flexibilidade de horários
O freelancer precisa entregar as demandas no prazo, mas não tem uma jornada de trabalho a cumprir. Isso ajuda na hora de fazer atividades em casa, cuidar dos filhos e fazer um trabalho extra. Você deve apenas ter boa organização para evitar atrasos.
4. Possibilidade de formalização
Muitos freelancers acabam se inscrevendo como Microempreendedores Individuais (MEIs). Essa também é uma possibilidade se você for CLT em empresas privadas. Ou seja, você pode trabalhar de carteira assinada e ainda formalizar o seu trabalho que gera renda extra.
Isso só é proibido para servidores públicos. Nesse caso, não é possível se formalizar. De toda forma, esse é um benefício interessante, já que você assegura os seus direitos trabalhistas e previdenciários duplamente.
5. Atendimento a diferentes tipos de clientes
Como freelancer, você pode formar uma rede de contatos com profissionais e clientes de várias regiões do país e até do mundo. Isso aumenta a sua experiência de mercado e permite até que você preste serviços ao exterior. Dessa forma, pode elevar ainda mais a sua remuneração.
Os tipos de trabalho freelancer
Existem vários tipos de trabalho freelancer. Os principais são:
- redator;
- tradutor;
- ilustrador;
- marketing;
- gestão de tráfego;
- venda de produtos via e-commerce;
- edição de áudio e/ou vídeo;
- autor/escritor;
- consultoria online;
- babá;
- cuidador de idosos;
- professor particular;
- revisor;
- editor de textos;
- esteticista;
- manicure;
- diarista;
- garçom;
- enfermeiro particular.
Como explicamos, tanto profissões tradicionais quanto outras mais recentes podem atuar como freelancer. Para escolher a melhor alternativa para você, verifique quais são seus conhecimentos e talentos. Isso ajudará a definir o que fazer.
Bônus: dica para renda extra sem sair de casa
Você também pode conseguir uma renda extra de outra forma: fazendo pesquisas remuneradas. Essa é uma maneira inteligente de obter um dinheiro a mais no orçamento sem precisar gastar muito tempo e sem necessidade de comprovar conhecimento prévio.
Isso porque você informará sua opinião sobre produtos e serviços que já conhece e utiliza. Então, fica muito mais fácil ter essa quantia a mais. E o melhor de tudo é que você mantém seu cadastro atualizado e recebe cada vez mais formulários a preencher.
Assim, as possibilidades são ainda mais amplas. Até mesmo porque você pode realizar um trabalho freelancer e fazer as pesquisas, ser um CLT e preenchê-las ou até mesmo combinar todas essas atividades.
Então, que tal começar a ter uma renda extra mais fácil? Cadastre-se no Falaí, preencha seus dados e comece a ganhar para dar sua opinião!