Quando o assunto é indústria da beleza, você se sente representada? A inclusão é um dos temas mais abordados atualmente e chama a atenção de diversas marcas que buscam, cada vez mais, ouvir seus clientes por meio de pesquisas de opinião.
Isso acontece porque os consumidores estão insatisfeitos. As mulheres negras no Brasil, por exemplo, não são atendidas, uma vez que nas opções de maquiagens, faltam bases, pós e corretivos adequados aos tons de pele de mais da metade da população brasileira.
Para explicar a importância da sua opinião para as marcas e mostrar como ela pode influenciar positivamente na satisfação dos consumidores, elencamos os principais ganhos que as marcas têm quando você responde pesquisas. Confira!
O que é a indústria da beleza
A indústria da beleza está ligada a todo universo da beleza humana, como no setor de dermocosméticos, composto por produtos que podem ser usados em diferentes tratamentos dermatológicos, como:
- anti-idade;
- redução de flacidez;
- manchas na pele;
- cicatrizes de acne.
Além da venda de maquiagens, como bases, batons e sombras, itens de cuidado com os cabelos também ocupam espaço na indústria.
Dessa forma, está intimamente associada à autoestima das pessoas, que consomem produtos buscando uma aparência diferente, escondendo inseguranças ou valorizando características.
Um problema existente, no entanto, é a falta de representação. Isso porque as empresas focam apenas em um padrão, esquecendo-se da diversidade, como mulheres:
- negras;
- gordas;
- veganas.
Além disso, existe o universo masculino que é pouco atendido também.
No entanto, a sociedade está atenta a esses detalhes e, por isso, diversas marcas desejam atender melhor o público, escutando-os por meio das pesquisas de opinião.
A estratégia é fundamental para compreender quais são os novos padrões culturais estéticos que vêm sendo inseridos e quais os passos para atingi-los.
Como sua opinião pode influenciar positivamente a indústria da beleza
Compreender os desejos do público é fundamental para criação ou adequação dos produtos oferecidos pelas empresas, conquistando a satisfação de seus consumidores.
As pesquisas remuneradas, por exemplo, são ótimas maneiras de conseguir esse retorno de forma espontânea. Confira a seguir outros benefícios que as empresas adquirem com a sua opinião!
Conhecer o público
Com as respostas das pesquisas, as marcas conseguem entender quem está consumindo seus produtos e direcionar a produção para essas pessoas.
Por exemplo, se mais de 56% da nossa população é negra (pretos e pardos) segundo dados do IBGE, não faz sentido produzir cosméticos com apenas 3 ou 4 cores.
Dessa forma, se a maioria dos clientes tiver pele oleosa, oferecer apenas produtos para a pele seca não é uma boa estratégia. É crucial entender quem é o seu público e suas características físicas e sociais, obtendo melhores resultados.
Entender a necessidade de reposicionamento de marca
O reposicionamento de marca, ou rebranding, é um processo natural que deveria acontecer com mais frequência. Uma vez que a sociedade está sempre em mudança, ela se informa melhor e não admite mais os produtos antigos e tradicionais, que não atendem todos os públicos.
Assim, a sociedade cobra das marcas um posicionamento diante da representatividade. Se ela não mudar, provavelmente perderá clientes. Portanto, é essencial lembrar que o modo de consumo mudou.
As pessoas ditam o que querem consumir, e não o contrário. Dessa forma, com o reposicionamento de marca, é possível:
- recuperar clientes;
- reconquistar seu público;
- ganhar mais notoriedade no mercado;
- fortalecer a imagem da marca.
Lançar produtos que atendam à demanda real
Após a pesquisa de público, chegou a hora de identificar o que as marcas podem fazer para atender a demanda real.
Se são pessoas veganas consumindo, o tratamento com o meio ambiente é relevante. Chegou a hora das marcas lançarem novos produtos, apostando em:
- novos tons;
- inclusão ou exclusão de ativos químicos;
- processos sem teste em animais.
Identificar tendências e previsão de mercado
As pesquisas de tendência de mercado têm o objetivo de adquirir informações dos consumidores para projetar seu comportamento futuro.
Para isso, as empresas devem disponibilizar pesquisas de opinião que englobam as personas do negócio.
Dessa forma, as marcas que acompanham redes sociais e influenciadores, coletam feedbacks dos clientes e aplicam pesquisas de mercado têm mais chances de acertar nas vendas em um futuro próximo.
Que tal tornar o mercado mais representativo? O Falaí é uma comunidade online criada para dar voz às suas opiniões e experiências.
Nossa missão é, com a sua ajuda, continuar influenciando empresas de todo o Brasil e América Latina a melhorarem seus produtos e serviços.
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